DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marcizo Veimar Cordeiro Viana Autor
  • Maria Vitoria Silva Cardoso Autor
  • Francisco Elton Rodrigues Marrocos Autor
  • Gabriela Cruz Tavares Autor

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Física, Diretrizes Curriculares Nacionais, Regulamentação Profissional, Políticas Educacionais

Resumo

O presente artigo analisa os desafios na formação de professores e profissionais de Educação Física nas Instituições de Ensino Superior (IES) considerando as dimensões legais, estruturais e laborais que permeiam o campo. A pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, fundamenta-se em leis e resoluções que regulamentam a profissão e a formação docente, como a Lei nº 9.696/1998 e as Resoluções CNE/CES nº 6/2018 e CNE/CP nº 4/2024. Dentre os resultados destacam-se a existência de um impasse conceitual entre o professor e o profissional de Educação Física, refletido nas tensões curriculares entre a formação voltada à docência e aquela voltada ao exercício profissional mais amplo. Identificou-se um aparente conflito normativo entre as diretrizes específicas da Educação Física e as diretrizes gerais para a formação docente, o que tem gerado dúvidas e dificuldades de adequação nas IES. O Parecer CNE/CP nº 5/2025 surge como tentativa de harmonização dessas normas, propondo uma leitura integradora. Conclui-se que a formação do professor e do profissional de Educação Física requer uma abordagem que concilie identidade disciplinar e exigências legais, demandando posicionamento mais claro do Conselho Nacional de Educação (CNE) para garantir coerência e qualidade nos cursos de graduação.

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Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Artigos