PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS: O CANVA E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO REMOTO NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Marlon Pereira Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Autor
  • André Nogueira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Autor

Palavras-chave:

Educação a Distância (EaD), Avaliação Formativa, Tecnologias Digitais na Educação

Resumo

Este artigo aborda a Educação a Distância (EaD), destacando seu papel na democratização do acesso à educação, especialmente numa realidade pós pandemia de COVID-19. A pesquisa investiga o uso de ferramentas digitais, como o Canva, para práticas avaliativas no ensino básico, com foco na criatividade, autonomia e colaboração dos alunos. Ainda é abordada a avaliação na EaD como um processo contínuo e reflexivo, essencial para acompanhar o progresso dos estudantes. Dessa forma, aplicou-se uma pesquisa com alunos do 6º ano do ensino fundamental, os quais utilizam o Canva como ferramenta pedagógica para promover o aprendizado ativo e a expressão criativa. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário no Google Forms, permitindo a análise qualitativa e quantitativa das percepções dos alunos sobre a eficácia do Canva. Os resultados indicaram que os alunos consideraram a ferramenta intuitiva e estimulante, destacando a autonomia e a colaboração proporcionadas. No entanto, desafios como a adaptação ao ambiente remoto e a gestão do tempo também foram identificados. O estudo reflete sobre as potencialidades e limitações da EaD, especialmente no ensino básico, e a importância das ferramentas digitais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas.

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Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Artigos