O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ADOLFO GUEDES

Autores

  • Maria Thatiane Cavalcante Pinheiro Rocha Autor
  • Maria Marcyara Silva Souza Autor

Palavras-chave:

Escola, Família, Ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância da relação entre família e escola no processo de ensino-aprendizagem das crianças na Educação Infantil. O estudo busca entender qual é a importância da participação da família na formação do educando. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo na escola Adolfo Guedes, situada no bairro Mutirão, em Aracoiaba. Os participantes do estudo foram 20 pais de alunos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários. A base teórica da pesquisa foi composta por autores como Eduardo Prado, Evangelista, Denzin, N. K., e Lincoln, Y. S., entre outros. Na análise dos dados, identificou-se que a escola Adolfo Guedes possui famílias interessadas na aprendizagem de seus filhos; porém, a falta de conhecimento dos mesmos prejudica esse processo. Por outro lado, é notória a participação das famílias na vida escolar dos alunos.

Downloads

Publicado

2024-11-22

Edição

Seção

Artigos